Prefeitura Municipal

Nova Lima-MG






Regional Noroeste

Regional Noroeste

Comunidade da Regional Noroeste recebe mais investimentos da Prefeitura



Os moradores da Regional Noroeste recebem da Prefeitura diversas ações que promovem melhor qualidade de vida, como obras de urbanização e construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, no Jardim Canadá, obras de esgotamento sanitário no Vale do Sol, construção de nova ponte e iluminação pública em Macacos.



A Regional Noroeste promove também eventos culturais, comunitários, religiosos e esportivos e a inserção de alguns bairros da região nos roteiros gastronômicos do mapa turístico mineiro, em razão das excelentes opções de restaurantes, pousadas e lazer.



A Prefeitura, além de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade dessa regional, presta vários serviços no local, evitando o deslocamento dos moradores para o centro da cidade.



Os moradores da Regional Noroeste contam com serviços de fiscalização fazendária, Unidade Básica de Saúde, encaminhamento ao mercado de trabalho, zoonoses, vigilância sanitária, obras, meio ambiente, cadastro imobiliário, entre outros.



CONTATOS



Endereço: Rua Mississipi, nº 1.390 – Jardim Canadá

Telefone: (31) 3542-2677; fax: (31) 3581-8975

E-mail: arnoroeste@pnl.mg.gov.br





PROGRAMAS E AÇÕES



Jardim Canadá

Mais desenvolvimento e avanço para o Jardim Canadá



O Jardim Canadá recebeu da Prefeitura, nos três anos de governo, mais de 54 obras que compreendem saneamento básico, drenagem e esgotamento sanitário, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), pavimentação asfáltica, construção de passarela para pedestres, iluminação pública, colocação de meios-fios e serviços de manutenção em unidades de propriedade da Prefeitura.



Cerca de 40 ruas e avenidas foram pavimentadas, e outras ainda estão em fase de conclusão. Ou seja, esse bairro recebeu da Prefeitura 90% das obras de infra-estrutura. Até o final de 2009, o Jardim Canadá estará completamente urbanizado, com a total implantação de sua infra-estrutura básica.



Hoje o bairro é considerado o principal núcleo de concentração industrial e comercial do município. Nele estão instaladas cerca de 580 micro e pequenas empresas. O Jardim Canadá possui também um dos maiores adensamentos populacionais do município, com mais de sete mil habitantes.



Esses são apelos que têm conferido às pequenas empresas condições para realizarem novos investimentos ligados à atividade turística, entre outras ações.





Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)



O Jardim Canadá foi o primeiro bairro do município a receber uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).



Esse é um grande avanço na preservação do meio ambiente, uma vez que os mananciais do Jardim Canadá abastecem grande parte da região metropolitana de Belo Horizonte.





ETE no Jardim Canadá



Todo o esgoto do bairro Jardim Canadá é tratado de forma a garantir a saúde da comunidade e a preservação do meio ambiente, melhorar a qualidade de vida da comunidade e contribuir para a despoluição dos rios.



Esses fatores são o resultado da Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Canadá, construída pela Prefeitura de Nova Lima com tecnologia de ponta.





Preservação



A partir da inauguração da ETE do Jardim Canadá, todo o esgoto do bairro é tratado, antes de ser lançado no Córrego Seco, da Região Noroeste, de forma a não poluir mais o curso d’água.



Para se ter uma idéia, o esgoto tratado, após passar pela ETE, pode ser jogado diretamente em uma estação de tratamento de água, e esta pode ser distribuída novamente para as casas.



Portanto, além de garantir mais saúde para a população, esse processo preserva a qualidade da água dos rios.





Cultura

Atividades para todas as idades



O Centro de Atividades Culturais do Jardim Canadá (CAC) tornou-se hoje um centro de referência para a comunidade.



Cerca de 250 pessoas estão matriculadas nas oficinas de Marcenaria, Cerâmica, Marchetaria, Pinturas Especiais, Violão, Teatro, Percussão, Capoeira e Reciclagem.



A Prefeitura também firmou parceria com o Projeto Fred, uma ONG que promove a inclusão social, por meio de oficinas de Tapeçaria e Street Dance. Essa ONG utiliza o espaço para dar atividades de recreação às pessoas da terceira idade.



Endereço: Rua Groenlândia, nº 619 – Jardim Canadá

Telefone: (31) 3581-8694; fax: (31) 3581-3204



Macacos

Comunidade de Macacos avança com mais ações do governo municipal



A comunidade do bairro São Sebastião das Águas Claras (Macacos) recebe duas importantes obras da Prefeitura: a construção da nova ponte de acesso e mais postes de iluminação, em uma ação do governo municipal para oferecer mais segurança e conforto aos moradores e turistas da região.



Com um investimento de R$150 mil, a nova ponte foi construída em estrutura metálica, resistente à ação do tempo e ao grande fluxo de pessoas que fazem diariamente aquele trajeto.



Também está em andamento a ampliação da rede de distribuição de energia e iluminação pública, com a instalação de cerca de 160 postes no trecho de acesso da BR-040 a Macacos.



Obras

Obras realizadas no Jardim Canadá



Esgotamento sanitário nas sub-bacias 1 e 3, com execução de redes condutoras, interceptores e elevatórias



Construção de Estação de Tratamento de Esgoto, sendo esta a mais moderna ETE da Copasa



Instalação de mais de 600 postes de iluminação em todo o bairro



Construção da rede de drenagem e sistemas de gerenciamento de águas pluviais das sub-bacias 1 e 3



Pavimentação de parte das ruas dessas sub-baciais, com a construção de meios-fios, passeios e início dos trabalhos de limpeza e coleta de lixo de forma sistemática no bairro.





Saúde

Jardim Canadá recebe inovação na Saúde



Os serviços de saúde disponibilizados nessa região estão mais otimizados. O Jardim Canadá ganhou novas instalações e equipamentos e hoje conta com duas Equipes de Saúde da Família.





Desde o início do ano, funciona o plantão, de 7h às 19h, para atendimento de urgência, aos sábado e domingos. No local são atendidos moradores do Jardim Canadá, Miguelão, São Sebastião das Águas Claras e bairros vizinhos. Nos finais de semana, médico clínico, enfermeiro, técnico de enfermagem e serviço de ambulância atendem no Pronto Atendimento.



UBS Jardim Canadá



A UBS Jardim Canadá conta com duas Equipes de Saúde da Família (ESF). A Prefeitura oferece aos moradores acolhimento, curativos, vacinação, injeções, consultas nas áreas de pediatria, ginecologia e fisioterapia; coleta de sangue; reuniões de grupos; visitas domiciliares e palestras.



A ESF de São Sebastião das Águas Claras (Macacos) incorporou o andar térreo da atual unidade de saúde, com novos mobiliários e equipamentos, ampliando também suas instalações.



Endereço: Rua Melita, nº 132 – Jardim Canadá

Telefone: (31) 8835-1912



Segurança

Polícia Militar ganha novo prédio no Jardim Canadá



A Polícia Militar do bairro Jardim Canadá ganhou, em 2006, um novo espaço, melhor estruturado e mais adequado às atividades dos policiais.



O prédio tem salas de comando, de administração, de treinamento, aparelhos de comunicação, cozinha, alojamento com banheiro, garagem coberta para quatro veículos, banheiro para deficientes físicos e pátio interno.



O prédio funciona em regime de plantão 24 horas.



Vale do Sol

Vale do Sol avança com mais ações para o desenvolvimento



Localizado próximo à Lagoa do Miguelão, na Região Noroeste de Nova Lima, o Vale do Sol já recebeu diversos investimentos da Prefeitura.



Desde 2005, o governo municipal instalou 169 postes de iluminação para maior comodidade e segurança da população. E essa ação terá continuidade: mais 33 postes serão colocados nas ruas e avenidas da região.



O governo municipal está investindo, também, no projeto de esgotamento sanitário no Vale do Sol, tido como essencial para os seus 380 moradores. Na região, ainda está sendo implantado o Sistema de Drenagem Pluvial e Esgotamento Sanitário, com previsão de investimentos de mais de R$3 milhões.

Nova Lima,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.

Qual a maior conquista que o trabalhador comemora no Dia do Trabalhador?
Criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
Criação da Lei da Empregada Doméstica (Lei 5.859)
Criação do Fundo de Garantia (FGTS)
Criação do Fundo de Garantia (FGTS)
Avanços na luta por melhorias de trabalho

Veja o resultado


Total de visitantes
1
2
6
0
0
4