Prefeitura Municipal

Nova Lima-MG






Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Educação em Nova Lima é destaque para o Brasil



Um dos pilares da administração municipal é a educação. Para oferecer um ensino de ótima qualidade, a Prefeitura investe mais de R$41,5 milhões por ano em ações como o Cempre, a Comunidade Digital, a Utramig - Unidade Nova Lima, o Pré-Vestibular e a Escola em Tempo Integral.



A Prefeitura firmou parcerias com o governo federal e desenvolve os projetos Nossa Escola Aberta e Segundo Tempo.



Com essas ações, o governo municipal promove a inserção do cidadão na sociedade e reafirma o compromisso de reduzir a vulnerabilidade social dos nova-limenses.



A seriedade e a competência da administração já renderam diversos prêmios para o município, como o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2007 – Categoria Participação Social, que ressalta a ótima qualidade da alimentação dos alunos.



CONTATOS



Endereço: Rua José Agostinho, nº 2.335 – Bairro Oswaldo Barbosa Penna

Telefone: (31) 3541-4855



PROGRAMAS E AÇÕES



Cempre

Cempre oferece aulas de idiomas aos nova-limenses



Em uma ação inédita para melhor qualificar os jovens nova-limenses, a Prefeitura criou o Centro Municipal de Promoção da Empregabilidade (Cempre).



O Cempre oferece, gratuitamente, cursos de Inglês e Espanhol de ótima qualidade para a população. Com três unidades, instaladas nos bairros Cabeceiras, Cruzeiro e Honório Bicalho, o programa já atende cerca de 1.200 alunos da cidade.



Diferente de outros programas de idiomas, o Cempre conta com a parceria de escolas renomadas, como o CCAA e a Carmen Amoroso Lima Idiomas, e disponibiliza todo o material necessário para o aprendizado dos alunos, como material didático, computadores para as aulas de monitoria e salas equipadas com aparelhos de DVD e televisão.





Centro Vocacional Tecnológico

Prefeitura oferece acesso à tecnologia



A população nova-limense recebe da Prefeitura, em parceria com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), gerenciado pela Organização-Não-Governamental (ONG) Verde Novo, a inserção social mediante o acesso à internet e cursos de Informática.



O centro é equipado com duas salas de Informática, dez computadores em cada uma delas, sala de videoconferência, incubadora de empresas e um laboratório vocacional voltado para a área social, de acordo com as necessidades do município.





Comunidade Digital

Prefeitura realiza inclusão digital na cidade



Realizar a inclusão digital, oferecendo cursos de Informática para a população. Com esse propósito, a Prefeitura implantou, em 2005, o projeto Comunidade Digital, que conta com 14 pólos de atendimento e atua em parceria com associações comunitárias em diferentes bairros do município.



Os cursos oferecem à população a oportunidade de estar em constante atualização com o mundo digital.



O Comunidade Digital já atendeu cerca de 5.958 pessoas na cidade.





Educação Inclusiva

Educação Inclusiva é prioridade em Nova Lima



A Política de Educação Inclusiva é uma das ações mais marcantes do governo municipal. A Prefeitura, por meio da Fundação de Assistência Especializada de Nova Lima (Faenol), implementou, em 2005, uma prática educacional que assegura o direito dos alunos da Escola Ana do Nascimento Souza de Educação Especial à igualdade de acesso e permanência nas escolas regulares.



Aproximadamente 193 estudantes foram inseridos nas escolas municipais e são acompanhados por equipes multiprofissionais do projeto Parceria Pedagógica.



Os alunos ainda participam de atividades sociais, culturais e esportivas realizadas nas comunidades, além de cursos profissionalizantes e de inclusão digital.



A inserção de alunos da Faenol no mercado de trabalho é outra importante ação realizada.





Educação de Jovens e Adultos

EJA resgata auto-estima dos nova-limenses



A Prefeitura implantou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para possibilitar que as pessoas de diversas faixas etárias voltem às salas de aula.



Implantada em março 2006, a EJA é um encontro de gerações que permite aos jovens e adultos retomarem os estudos com uma metodologia totalmente específica. Além disso, palestras educativas, mostras culturais, entre outras, integram o currículo para a complementação acadêmica. No total, 1.238 alunos participam das atividades.



Atualmente, a EJA é oferecida em seis escolas municipais: Benvinda Pinto Rocha (Jardim Canadá), Cristiano Machado (Centro), Florie Wanderley Dias (Cabeceiras), José Brasil Dias (Vale da Esperança), José Francisco da Silva (Cruzeiro) e Vicente Estêvão dos Santos (Bela Fama).





Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) – Sebrae Nova Lima

Mais 80% dos alunos do SEBRAE recebem bolsas de estudo



A Prefeitura investe na formação acadêmica dos nova-limenses e disponibiliza bolsas de estudo a 83% dos alunos da escola. Esse incentivo possibilita uma ótima formação para o jovem, além de abrir-lhe espaço para o mercado de trabalho.



O Sebrae oferece aulas de tempo integral para alunos do ensino médio com técnicos em administração. O diferencial é que algumas aulas são ministradas por dois professores de matérias distintas, para tratarem de conteúdos inter-relacionados. Isso permite que o aluno tenha uma visão interdisciplinar, mais abrangente, e pontos de vista diferentes sobre o assunto tratado.



Este ano a escola comemora 10 anos de funcionamento. Ao longo de sua existência, cerca de 413 jovens estudaram no Sebrae, e 70% já estão inseridos no mercado de trabalho. Esses números mostram que os jovens estão cada vez mais preocupados com sua formação e qualificados para atenderem às exigências do mercado.





Formação Continuada

Formação Continuada melhora qualidade do ensino



A Prefeitura, em sua constante busca pela melhoria da qualidade de ensino, desenvolve o Programa de Formação Continuada, pelo quarto ano consecutivo.



Com essa iniciativa, os profissionais da educação têm a oportunidade de ampliar a formação didática para desenvolver habilidades e saberes voltados à organização pedagógica.



Nova Lima já recebeu o selo de referência em Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do Programa Além das Letras.



Outra iniciativa de sucesso é o Prêmio Ação Educacional Professora Lilita Guimarães, que homenageia os projetos educativos de destaque desenvolvidos nas escolas municipais e estimula a socialização de experiências pedagógicas relevantes e bem-sucedidas.





Girassol

Atividades recreativas no contraturno escolar



A Prefeitura implantou o Programa Girassol – Escola Social Integrada –, que atende 2.600 alunos, para possibilitar o desenvolvimento das habilidades dos alunos das escolas municipais, por meio de atividades no contraturno escolar.



A E. M. Martha Drummond Fonseca, que funciona em Tempo Integral, e outras 12 unidades escolares do município oferecem várias oficinas extracurriculares, como informática, língua estrangeira e dança, que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.





Kits escolares

Mais de 6.000 kits escolares aos alunos



O ano letivo de 2007 foi marcado pela entrega do Kit Escolar, que contém mochila, lápis, borracha, cadernos e tesoura para mais de 6.000 alunos da rede municipal de ensino.



Essa é mais uma ação realizada pela Prefeitura, que promove o acesso de todas as crianças à educação, com ótima qualidade, participação e igualdade social.



A entrega do Kit Escolar representa outra conquista significativa na área educacional, por dar continuidade às políticas que visam à excelência na qualidade da educação na cidade.





Merenda escolar

Qualidade da merenda escolar é destaque no país



A Prefeitura investe R$2,8 milhões, por ano, na alimentação escolar dos mais de nove mil alunos da rede municipal de ensino e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).



A qualidade da merenda atende todas as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e é destaque no país. Em 2007, a Prefeitura recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar – categoria Participação Social.



No total, cerca de 2,5 milhões de refeições são distribuídos aos mais de nove mil alunos. O cardápio é variado, rico em proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. As crianças que estudam em horário integral recebem quatro refeições, com verduras e legumes variados, frutas e sucos naturais.





Nossa Escola Aberta

Escolas municipais abrem as portas à comunidade



Oficinas de percussão, capoeira, reciclagem, balé, hip hop, jazz, entre outras atividades, são oferecidas pelo projeto Nossa Escola Aberta, implantado pela Prefeitura em setembro de 2005.



O projeto abre as portas das escolas municipais Vicente Estevão dos Santos (Bela Fama), Dona Antonieta Dias de Souza (Cristais), José Francisco da Silva (Cruzeiro), Florie Wanderley Dias (Cabeceiras) e David Finlay (Galo), para se desenvolverem atividades esportivas, artísticas, educacionais e culturais nos finais de semana. Cerca de 1.000 pessoas participam semanalmente dessas atividades.



O Nossa Escola Aberta desenvolve um importante trabalho social, visando reduzir a vulnerabilidade social dos nova-limenses e prevenir a violência, por meio de ações que promovam a inserção na sociedade.





Pré-Vestibular Municipal

Pré-Vestibular Municipal: nova conquista da cidade



Mais uma vez, a Prefeitura de Nova Lima inovou e implantou o primeiro pré-vestibular gratuito do município, desenvolvido nos moldes dos melhores de Minas Gerais. O curso tem duração de um semestre e prepara os alunos para conquistarem uma vaga na Universidade. No total, 400 pessoas freqüentam as aulas desde fevereiro.



O Pré-Vestibular possui excelente estrutura física e oferece aulas de Matemática, Português, Literatura, Redação, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês e Espanhol, com professores qualificados.



Além de promover o acesso ao estudo de qualidade, a Prefeitura investe nos nova-limenses, dando-lhes mais oportunidades de trabalho, mais educação e, em conseqüência, mais qualidade de vida para Nova Lima.





Primeira Escola

Primeira Escola atenderá crianças de Nova Lima



O governo municipal investe na construção de novos centros de educação infantil na cidade, para atender crianças de zero a seis anos.



Com o projeto, essas crianças serão recebidas em um ambiente que irá atendê-las em suas necessidades de cuidado e educação.



A primeira comunidade a ser contemplada será a do bairro Bela Fama e região. A nova unidade terá capacidade para atender 200 crianças.



A Prefeitura também investe na reforma, na melhoria da estrutura e na formação dos profissionais responsáveis pelas crianças nas duas instituições existentes no município, buscando a melhor qualidade no trabalho prestado à comunidade.





Projeto Político-Pedagógico

Escola e comunidade discutem propostas coletivas



A rede municipal de ensino teve um importante novidade em 2007: a implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP).



Nova Lima, mais uma vez, inova, já que o projeto possibilita à comunidade participar, ativamente e coletivamente, junto com os profissionais da educação, das propostas pedagógicas do município.



Essa é uma maneira democrática de construir, com a atuação da comunidade, uma escola pública de ótima qualidade.





Segundo Tempo

Segundo Tempo atende 1.300 alunos em Nova Lima



A Prefeitura, em parceria com o governo federal, implantou o Segundo Tempo, para oferecer aos estudantes atividades esportivas, como vôlei, futsal, natação e tênis de mesa, no turno inverso ao horário de aula.



O programa visa democratizar o acesso à prática de esportes, por meio de modalidades individuais e coletivas realizadas em espaços físicos da escola e em espaços comunitários.



No total, 1.300 crianças e adolescentes participam das atividades, em seis escolas: Cristiano Machado (Centro), Florie W. Dias (Cabeceiras), Harold Jones (José de Almeida), Martha D. Fonseca (Oswaldo Barbosa Pena) e Vicente Estêvão dos Santos (Bela Fama), assim como na praça de esportes de Honório Bicalho, próxima à escola Dalva Cifuentes Gonçalves.





Transporte Escolar

Mais eficiência e segurança no transporte escolar



O Programa de Transporte Escolar atende, com eficiência, cerca de 5.000 estudantes das escolas públicas de Nova Lima.



Os alunos portadores de necessidades especiais e os moradores de regiões distantes da sede do município, como Água Limpa e Rio de Peixe, também têm o transporte assegurado pela Prefeitura.



A administração municipal elaborou um sistema eficiente e seguro para levar e buscar os alunos das escolas municipais, transportados por vans de cooperativas da cidade. Com esse sistema, as crianças passam menos tempo em trânsito, pois são agrupadas de acordo com a proximidade dos bairros.



Aos estudantes da rede estadual de ensino transportados por coletivos especiais a Prefeitura repassa um cartão magnético com créditos de ida e volta, aumentando a agilidade da condução.





Utramig - Unidade Nova Lima

Prefeitura investe na formação técnica



A Escola Técnica Municipal, implantada em 2006, hoje denominada Utramig - Unidade Nova Lima, em convênio com a Prefeitura, oferece cursos de Eletrônica, Informática, Instrumentação Cirúrgica, Segurança do Trabalho e Turismo para 417 nova-limenses. Além da infra-estrutura, o governo municipal disponibiliza lanche para todos os alunos e passe estudantil aos que preenchem os requisitos de seleção.



Hoje, a Utramig integra a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio, por meio do Programa de Educação Profissional (PEP), assinado com o governo do estado.



Com o convênio, jovens com idade entre 18 e 24 anos, que já tenham concluído o ensino médio em qualquer rede de ensino, e alunos do 3º ano do ensino médio recebem bolsa integral.



Para contemplar os demais estudantes, a administração municipal disponibiliza bolsa com 50% de desconto na mensalidade.

Nova Lima,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.

Qual a maior conquista que o trabalhador comemora no Dia do Trabalhador?
Criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
Criação da Lei da Empregada Doméstica (Lei 5.859)
Criação do Fundo de Garantia (FGTS)
Criação do Fundo de Garantia (FGTS)
Avanços na luta por melhorias de trabalho

Veja o resultado


Total de visitantes
1
1
7
3
4
3